FILMES PARA HALLOWEEN: 8 OBRAS BRASILEIRAS PARA ENTRAR NO CLIMA DE HORROR

DATA

24 outubro 2019

CATEGORIA

Dicas

Quem não gosta de levar uns sustos assistindo filmes para Halloween? 

Pensando nisso e em como deixar você pronto para curtir a data mais assustadora do ano, nós, da Preto Filmes, preparamos uma seleção especial para você. E o melhor: todos os filmes escolhidos aqui são brasileiros! Sim, é isso mesmo. A curadoria realizada por nós leva em consideração apenas filmes nacionais, valorizando a produção tupiniquim de horror, loucura e suspense. 

Quer conhecer mais do cinema nacional e de quebra entrar no clima de Dia das Bruxas? Então se joga nos títulos abaixo. 

Filmes para Halloween: 8 filmes nacionais de assustar

1 – Bacurau, 2019 (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles)

A estreia do filme, em agosto desse ano, foi um estrondo nacional. Como resultado da mistura exata entre realismo mágico-fantástico e crítica social, Bacurau foi indicado a alguns dos maiores prêmios nacionais, como o Palma de Ouro, de Cannes. 

O filme conta a história da cidade sertaneja de Bacurau e seus habitantes. Ao longo da trama, os moradores do povoado descobrem que a cidade não consta mais nos mapas do país – ao mesmo tempo, estrangeiros começam a chegar na cidade nunca explorada cada vez mais. 

Até aqui, o filme parece tranquilo, não é? Mas o thriller começa quando carros se tornam vítimas de tiroteios e cadáveres começam a se multiplicar. Nessa altura, os habitantes já sabem que estão sendo atacados. A única pergunta remanescente é: por quem? 

Filmes para Halloween: 8 filmes nacionais de assustar

2 – Isolados, 2014 (Tomás Portella) 

O filme é uma das últimas participações no cinema do ator José Wilker. Além disso, Bruno Gagliasso e Regiane Alves também estão na obra. Nela, o casal formado pelos atores decide alugar uma casa no interior do Rio de Janeiro. 

O casarão é sombrio e antigo. Aos poucos, o personagem de Gagliasso, Lauro, descobre que o local foi cenário de inúmeros atos violentos na região, mas esconde o fato da mulher. 

Se você gosta de terror sobrenatural, esse é o filme para Halloween perfeito para assombrar sua noite.

Filmes para Halloween: 8 obras brasileiras para entrar no clima de horror 

3 – O Lobo Atrás da Porta, 2013 (Fernando Coimbra)

Na história, temas difíceis como abuso sexual e sequestro infantil são retratados. Aqui, tudo começa quando o desaparecimento de uma criança faz seus pais, Sylvia (Fabiula Nascimento) e Bernardo (Milhem Cortaz) irem até a delegacia. 

Interrogados separadamente, a polícia descobre que Bernardo mantinha uma relação extraconjugal com Rosa (Leandra Leal). A partir daí, o filme desenrola uma rede de mentiras, traições, crime e ciúmes envolvendo os três personagens. 

Filmes para Halloween: 8 obras brasileiras para entrar no clima de horror

4 – Durval Discos, 2003 (Anna Muylaert) 

A diretora, Anna Muylaert, é conhecida pela estética de comédias leves que, ao decorrer do filme, se tornam suspenses mais pesados e reflexivos. E é exatamente isso que acontece com esse ganhador do Festival de Cinema de Gramado, Durval Discos. 

Nele, Muylaert investiga como uma família comum – composta por uma mãe e seu filho – pode ser levada progressivamente à loucura. 

8 obras brasileiras para entrar no clima de horror

5 – O Exercício do Caos, 2013 (Frederico Machado)

O filme é filho do drama maranhense. Nele, um pai e suas três filhas moram em um engenho. Ao mesmo tempo que todos tentam lidar com a ausência da mãe, que está desaparecida, também precisam lidar com a autoridade patriarcal de um capataz e até do próprio pai.

O terror começa quando a família tenta entender o que ocorreu com a matriarca. Aos poucos, eles notam a presença sombria do sobrenatural invadir a casa e as suas vidas. 

8 obras brasileiras para entrar no clima de horror

6 – Sem Controle, 2007 (Cris D’Amato)

Podemos dizer que Sem Controle é uma versão brasileira do aclamado Ilha do Medo. Pelo menos, a lógica de alucinações é a mesma. Em um determinado momento do enredo, o espectador não sabe mais se o que está vendo é real ou se acontece somente na cabeça do personagem. 

No filme, Eduardo Moscovis interpreta um diretor de teatro, que decide levar aos palcos a história real de Manoel da Motta Coqueiro, fazendeiro condenado à morte no século XIX.

Como preparação para o papel, ele decide trabalhar com pacientes psiquiátricos, enquanto se torna cada vez mais obcecado com o personagem. Aos poucos, o limite entre realidade e ficção começa a se dissipar.

Sem Controle, 2007 (Cris D’Amato)

7 – Nervo Craniano Zero, 2012 (Paulo Biscaia Filho)

Você só entra no clima de Halloween com filmes de ficção científica? Daqueles com direito a cobaias humanas e experiências estritamente ilegais? Então Nervo Craniano Zero é o filme para você.  

Aqui, os corpos são explorados ao máximo na frente das câmeras. A história gira em torno de uma escritora (Guenia Lemos) que pretende implantar um chip no cérebro de suas cobaias para alterar seus níveis de criatividade. 

8 obras brasileiras para entrar no clima de horror

8 – À Meia-Noite Levarei sua Alma, 1964 (José Mojica Marins) 

Se você quer assistir a filmes de terror clássicos do cinema brasileiro, nossa dica é apostar nos filmes de José Mojica Marins, o famoso Zé do Caixão. 

No filme, o cruel e sádico coveiro Zé do Caixão está obcecado em conseguir gerar o filho perfeito. Sua mulher não consegue engravidar e ele acredita que a namorada do seu melhor amigo é a mulher ideal que procura. 

Violada por Zé do Caixão, a moça quer cometer suicídio para regressar do mundo dos mortos e levar a alma daquele que a violou. A saga perturbadora continua no filme Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver. 

À Meia-Noite Levarei sua Alma, 1964 (José Mojica Marins) 

Em busca de mais conteúdos sobre produtoras de vídeo e produção audiovisual? 

Você já conhecia o cinema brasileiro de terror? 

Se não, aproveite nossas dicas para ficar cada vez mais por dentro das obras produzidas no Brasil. Se sim, conta para a gente o que você achou dos filmes escolhidos!

Agora, se você quiser saber mais sobre cinema, é só clicar aqui e conferir! 

Imagens: Divulgação


Preto Filmes é uma produtora de audiovisual que abrange produção de conteúdo cultural, empresarial e para eventos. A empresa oferece serviços completos de roteiro, captação e edição, englobando as fases de pré-produção, produção e pós-produção. Para saber mais, acesse nosso site. 

[ssba-buttons]

SOBRE O AUTOR

Nossa missão é compartilhar experiências, provocar emoções e inspirar mudanças nas pessoas! E para tal feito, formamos uma equipe extremamente talentosa para transmitir as melhores mensagens possíveis através da produção audiovisual.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.