GUIA DE MÉTRICAS PARA VÍDEOS EMPRESARIAIS: QUAIS SÃO AS MAIS IMPORTANTES?

Se você acompanha nosso blog, então já sabe que os vídeos estão dominando a internet e são a grande aposta para o futuro do conteúdo em rede. Se você não acompanha, aconselhamos que comece imediatamente para não perder mais informações como essa…

No entanto, uma das dúvidas – e até mesmo receio – que pode acabar surgindo é: como mensurar o resultado dos conteúdos em vídeos? A resposta é simples e se resume a uma palavra: métricas.

Métricas serão a bússola, o mapa de navegação e o próprio navio que você deverá usar quando se aventurar pelo maravilhoso mundo dos vídeos online. Mas quais são as principais métricas a serem monitoradas?

Guia de métricas: quais os principais indicadores de desempenho para vídeos empresariais?

Antes de mais nada, é preciso tomar cuidado com as chamadas métricas da vaidade, ou seja, aqueles números que não mostram resultados reais, nem sequer auxiliam nas tomadas decisão. Antes mascaram o desempenho.

Um exemplo? Curtidas em uma rede social ou compartilhamentos. Nenhuma das duas tem uma relação direta com o resultado das vendas da empresa.

Acompanhando métricas reais

Pensando nisso e em como ajudar você a ficar atento às métricas mais importantes, separamos algumas no nosso guia especial:

1 – Taxa de Reprodução

Ela compara quantas pessoas deram play no seu vídeo em relação ao total de visitantes da página. Considerando o alto engajamento que os vídeos normalmente têm, boa parte dos usuários que chegam até sua página reproduzem seus vídeos.

Caso a taxa de reprodução esteja baixa, o melhor é ajustar algum aspecto visual que pode estar confundindo os usuários e deixando a produção menos atrativa, por exemplo: em qual parte do site está o vídeo? Os botões são visíveis e intuitivos?

De olho no CTR

2 – Taxa de Cliques (CTR)

O objetivo principal do seu vídeo é gerar conversões, certo? Saiba que a melhor forma de acompanhar se seus vídeos têm alcançado esse objetivo é a taxa de cliques, ou Click Through Rate (CTR).

Ela mostra quantas pessoas clicaram em links nos seus vídeos (seja em cards, ou na descrição) e foram direto para uma landing page converter. Claro, quando maior o CTR, maior o poder de venda do seu material.

3 – Retenção

A métrica de retenção mostra quanto tempo dos seus vídeos os usuários geralmente assistem. Um minuto? Cinco?

Atrair é apenas o primeiro desafio dos vídeos online. Eles também precisam segurar os usuários para que estes, por último, convertam. A retenção mostra o quanto seu conteúdo é relevante e interessante. Ou seja: é uma métrica indispensável.

Seus vídeos empresariais engajam o público-alvo?

4 – Engajamento

O engajamento é medido, geralmente, pelo trio curtidas-comentários-compartilhamentos. Sim, sabemos que, acima, definimos essa métricas como métricas da vaidade.

Mas, se analisadas em conjunto e baseadas em um contexto de estratégia de  marketing, elas ajudam você a medir o nível de engajamento da sua produção audiovisual.

Vale ressaltar também a importância de analisar a qualidade dos comentários deixados. A partir deles, você pode aperfeiçoar ainda mais as estratégias de marketing nos seus vídeos futuros.

Você já ouviu falar em CPV Médio?

5 – CPV Médio

Essa métrica se dá em casos de anúncios pagos em vídeo. CPV significa Custo por Visualização e indica a quantidade de visualizações ou interações, como cliques em links ou comentários deixados, e o valor pago por cada uma delas.

Sendo assim, é possível identificar o CPV máximo como o valor total que o anunciante está disposto a pagar pelo anúncio. Imprescindível se você está pensando em monetizar o seu conteúdo!

6 – Alcance

O alcance corresponde à quantidade de pessoas que entraram em contato com a publicação, tanto de forma orgânica, como de forma paga.

Diferentemente das visualizações, o alcance inclui tudo o que foi visto e também as vezes em que o vídeo foi fechado ou rejeitado antes desse tempo mínimo.

Se o alcance está muito maior do que as visualizações, pode ser que o começo do vídeo não esteja suficientemente atrativo ou que a campanha esteja direcionada para o público errado.

Por que ficar de olho nas métricas dos seus vídeos empresariais?

Uma das coisas que você pode fazer ao ter acesso ao monitoramento de métricas é testar suas campanhas através de testes A/B, por exemplo. Testes A/B consistem em duplicar as campanhas, fazendo pequenos ajustes, para ver o que desempenha melhor na prática.

Além disso, com um bom acompanhamento das métricas passou a ser possível gerir com mais eficiência a estratégia de comunicação da empresa, uma demanda cada vez mais importante no mundo corporativo.

Gostou das nossas dicas sobre pós-produção audiovisual? Então faz o combo: curte, compartilha e comenta!

Não esqueça de ficar ligado no nosso blog e atento ao conteúdo! Nós, da Preto Filmes, acreditamos na curiosidade como a grande instigadora para irmos atrás dos nossos sonhos e fazer o que mais gostamos: conteúdo audiovisual.

Quer saber mais? Clique AQUI e confira!


Preto Filmes é uma produtora de audiovisual que abrange produção de conteúdo cultural, empresarial e para eventos. A empresa oferece serviços completos de roteiro, captação e edição, englobando as fases de pré-produção, produção e pós-produção. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.

[ssba-buttons]

SOBRE O AUTOR

Nossa missão é compartilhar experiências, provocar emoções e inspirar mudanças nas pessoas! E para tal feito, formamos uma equipe extremamente talentosa para transmitir as melhores mensagens possíveis através da produção audiovisual.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.