MELHORES FILMES ESTRANGEIROS: AS 5 MELHORES OBRAS DE AGNÈS VARDA, UMA DAS MAIORES CINEASTAS DA NOUVELLE VAGUE

DATA

27 maio 2019

TAGS

Amanhã fará um mês desde a morte da cineasta belga, ícone do movimento da nouvelle vague, Agès Varda. A cineasta morreu devido às complicações de um câncer, aos 90 anos e com sua carreira cinematográfica ainda ativa. Ademais, são dela alguns dos melhores filmes estrangeiros da História do Cinema.

A filmografia de Varda ficou marcada para sempre na história do cinema por abordar temas que falam sobre a experiência feminina na sociedade (isso por volta dos anos 1960!), além do seu aspecto totalmente experimental.

O movimento da nouvelle vague, no qual Varda fez nome e ficou conhecida, faz parte da produção intelectual francesa. Ele é conhecido por quebrar o silêncio narrativo dos cinemas mainstream e surge como resposta (um tanto quanto provocadora) às produções clássicas de Hollywood.

Em homenagem a Agnès Varda, nós separamos alguns dos melhores filmes estrangeiros que são indispensáveis para você conhecer um pouquinho mais sobre o trabalho e a importância da cineasta.

Melhores filmes estrangeiros: os 5 melhores filmes de Agnès Varda

1 – Cléo das 5 às 7 (1962)

                Imagem: CinePipocaCult

O filme Cléo das 5 às 7 é considerado uma das principais obras da carreira de Varda e um dos melhores filmes franceses já realizados. A história nos faz acompanhar um dia na via de Cléo – aqui, a câmera de Varda tem destaque, já que nos faz acompanhar os rituais privados da personagem o tempo todo.

No entanto, não acompanhamos um simples e qualquer dia na vida de Cléo, mas um dia decisivo em que ela espera o resultado de um exame que pode mudar toda a sua vida. Nem precisamos dizer quanta angústia, expectativa e instabilidade são passadas até nós através da tela, não é?

2 – As Duas Faces da Felicidade (1965)

Imagem: Palavras de Cinema

Este filme é repleto de paisagens bucólicas e tem uma fotografia de encher os olhos. Além disso, ele conta a história de uma aparente perfeita família francesa, sem contar a infidelidade do marido.

As duas mulheres, Therèse e Emilie, jamais trocam uma palavra. No entanto, o questionamento sobre o falso moralismo da família e do patriarcado enquanto bases da sociedade moderna fica na no ar.

3 – Uma Canta, A Outra Não (1977)

Imagem: AdoroCinema

Mais uma obra clássica de Varda que está entre os melhores filmes estrangeiros. Uma Canta, A Outra Dança conta a história de duas jovens que se reencontram 10 anos depois da universidade. Pauline virou cantora e Suzanne trabalha em um escritório de planejamento familiar.

Você já ouviu falar sobre máxima de Simone de Beauvoir: Mulher não se nasce, torna-se”? A história das duas amigas nos empurra diretamente para esse questionamento e reflete sobre o papel da mulher na sociedade.

4 – Sem Teto Nem Lei (1985)

Imagem: Cinetoscópio

Você já se perguntou o que significa ser livre? Para Nina Simone, é não ter medo. Mas, para Varda, ser livre é não ter identidade, objetivo ou causa. Afinal, não ter nada é a única forma de poder ter tudo e manter o fogo das possibilidades aceso.

No filme, somos apresentados à Mona, uma jovem andarilha que tenta descobrir sua própria liberdade enquanto caminha pelas ruas da França. Sua história é contada por meio da perspectiva das pessoas que cruzaram seu caminho.

5 – Varda por Agnès (2019)

Imagem: Jornal Opção

Por que este filme entra no rol de melhores filmes franceses realizados por Agnès Varda? Bem, principalmente por ele ser a última obra da cineasta.

Esse documentário serve como uma despedida, lembrando todas as fases de Varda e o caminho que a diretora percorreu até ser reconhecida como um dos maiores nomes do cinema mundial.

Gostou das nossas dicas sobre os melhores filmes estrangeiros de Agnès Varda? Então faz o combo: curte, compartilha e comenta!

Não esqueça de ficar ligado no nosso blog e atento ao conteúdo! Nós, da Preto Filmes, acreditamos na curiosidade como a grande instigadora para irmos atrás dos nossos sonhos e fazer o que mais gostamos: conteúdo audiovisual.

Quer saber mais? Clique AQUI e confira!


Preto Filmes é uma produtora de audiovisual que abrange produção de conteúdo cultural, empresarial e para eventos. A empresa oferece serviços completos de roteiro, captação e edição, englobando as fases de pré-produção, produção e pós-produção. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.

 

[ssba-buttons]

SOBRE O AUTOR

Nossa missão é compartilhar experiências, provocar emoções e inspirar mudanças nas pessoas! E para tal feito, formamos uma equipe extremamente talentosa para transmitir as melhores mensagens possíveis através da produção audiovisual.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.