ROTEIRO DE VÍDEO: VOCÊ SABE QUAL É A IMPORTÂNCIA DE CONTAR UMA BOA HISTÓRIA?

 

Você sabe como funciona um roteiro de vídeo? Bem, já imaginou como aquela propaganda que você achou fantástica se tornou tão boa assim? Ou aquele videoclipe da sua banda preferida que você jurava que iria ganhar um Grammy…

Ora, nenhum deles seria nada se não tivessem bons roteiros de vídeo. Existe uma máxima no mundo do audiovisual e ela é: nenhum efeito especial ou pós-produção consegue disfarçar um roteiro ruim.

A importância do roteiro para a produção audiovisual

Já falamos aqui sobre como é importante contar boas histórias. Elas não apenas divulgam o seu produto ou a sua marca, como também engajam o público de uma maneira única.

Risos, lágrimas, sorrisos. Tudo isso você consegue com um bom roteiro para audiovisual, porém, acima de tudo, você consegue atenção. E esse é o grande diferencial aqui.

No entanto, além de todo o aspecto subjetivo e de entretenimento, um bom roteiro para audiovisual também serve para você fazer com que a produção saia exatamente como você quer.

Dicas para construir um bom roteiro de vídeo

Jamais esqueça que um roteirista trabalha para facilitar e guiar o trabalho da equipe de produção. Dessa forma, um bom roteiro ajuda para que todos saibam exatamente o que fazer, quais cenas gravar, como gravar e, até mesmo a trilha sonora para determinado momento.

Mas claro, o roteiro serve de guia – principalmente quando nos referimos ao trabalho criativo – e isso quer dizer que não é obrigatório que as pessoas sigam exatamente o que o roteirista pensou ou o que está escrito ali.

Além disso, um roteiro bem produzido também é importante para evitar que haja conteúdos redundantes ou pobres.

Sendo assim, em termos gerais, um roteiro de vídeo eficaz deve ter:

  • Descrição detalhada das cenas, do tempo e dos espaços entre elas (cena externa ou interna, durante o dia ou a noite, etc);
  • Indicações de falas, legendas ou narrações;
  • Definição de cenários e trilha sonora (o roteiro é responsável mais por dar uma ideia de clima do que, de fato, estipular qual música vai ser usada);
  • Além de, claro, uma excelente abordagem de storytelling.  

Dica da Preto: curioso como funciona um roteiro de vídeo na prática?

Então se liga na dica da Preto: o instagram Script to Screen faz um ótimo trabalho mostrando como o roteiro de filmes ganha a vida nas telonas. Vale a pena conferir!

Gostou das nossas dicas sobre roteiro para audiovisual? Então faz o combo: curte, compartilha e comenta!

Não esqueça de ficar ligado no nosso blog e atento ao conteúdo! Nós, da Preto Filmes, acreditamos na curiosidade como a grande instigadora para irmos atrás dos nossos sonhos e fazer o que mais gostamos: conteúdo audiovisual.

Quer saber mais? Clique AQUI e confira!


Preto Filmes é uma produtora de audiovisual que abrange produção de conteúdo cultural, empresarial e para eventos. A empresa oferece serviços completos de roteiro, captação e edição, englobando as fases de pré-produção, produção e pós-produção. Para saber mais, acesse nosso site AQUI.

[ssba-buttons]

SOBRE O AUTOR

Nossa missão é compartilhar experiências, provocar emoções e inspirar mudanças nas pessoas! E para tal feito, formamos uma equipe extremamente talentosa para transmitir as melhores mensagens possíveis através da produção audiovisual.

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.